PROJETOS

projeto gender UC.jpg

EM CURSO

GendER@UC:

Gender-Equal Research at the University of Coimbra ​

Entidade Proponente: Universidade de Coimbra

Entidade Financiadora: EEA

Operadores do Programa: CIG e parceiro do programa do país Doador Ombud (LDO)

GendER@UC pretende promover a igualdade de género na investigação científica, quer em termos de gestão do processo e carreira de investigação, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, gestão de recursos, e tomada de decisões, quer pela promoção de um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante. Através da promoção da integração da perspetiva de género nas equipas, nos processos e conteúdos de investigação científica na Universidade de Coimbra, GendER@UC vai aumentar a qualidade e utilidade dos resultados científicos finais, e o seu impacto na sociedade.

Parceiros: FCT, AMONET e a cientista Jessica Cantlon, da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.

Mapa do Velho Mundo

CONCLUÍDO

Mapa das mulheres cientistas portuguesas: perspetiva histórica

Entidade Proponente: AMONET

Entidade Financiadora: CIG, AMONET
Os mapas estatísticos do Projeto História das Mulheres nas Universidades Portuguesas oferecem uma visão da participação feminina nas Universidades Portuguesas (Porto, Coimbra e Lisboa) desde os finais do século 19 até 1970. Os dados apresentados referem-se a matrículas nestas Universidades, pretendendo-se futuramente analisar os dados respeitantes a graduações. Apesar de muitas mulheres conseguirem neste período ingressar nas Universidades, muitas, por diversas razões, não chegam a concluir o curso. Os doutoramentos efetuados no período entre 1917 e 2010 são também apresentados.

ciencia no feminino_wsimpact.JPG

CONCLUÍDO

W_Impact_S:

Women Impact Science

Entidade Proponente: AMONET

Entidade Financiadora: CIG, Ciência Viva, AMONET

Trata-se de um projeto que procura identificar o modo como as mulheres são representadas em importantes espaços de comunicação científica. Para tanto, trabalharemos com equipas da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, nomeadamente com os Centros de Porto, Coimbra, Lisboa, Estremoz e Faro e, para além de investigar, propomos formas de potenciar a imagem das cientistas em cada região.

Parceiros: AMONET, CIG, CIÊNCIA VIVA, PONTEDITORA, IHC (Évora), CICS.NOVA, CLEPUL.

Graduados

CONCLUÍDO

História das mulheres nas universidades portuguesas: mapas estatísticos

Entidade Proponente: AMONET

Entidade Financiadora: CIG, AMONET
O Mapa das Mulheres Cientistas Portuguesas é um mapa histórico interativo que contém informação detalhada acerca das cientistas Portuguesas que contribuíram significativamente para o avanço da sua área científica de trabalho, bem como da Ciência
em geral. Este mapa digital está dividido em 12 áreas científicas principais: Arquitetura, Medicina, Química, Física, Biologia, Engenharia, Matemática, Informática, Geologia,
Meteorologia, Direito e Ciências Sociais e Humanas.