
Associação Portuguesa
de Mulheres Cientistas

PROJETOS

EM CURSO
Entidade Proponente: Universidade de Coimbra
Entidade Financiadora: EEA
Operadores do Programa: CIG e parceiro do programa do país Doador Ombud (LDO)
GendER@UC pretende promover a igualdade de género na investigação científica, quer em termos de gestão do processo e carreira de investigação, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, gestão de recursos, e tomada de decisões, quer pela promoção de um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante. Através da promoção da integração da perspetiva de género nas equipas, nos processos e conteúdos de investigação científica na Universidade de Coimbra, GendER@UC vai aumentar a qualidade e utilidade dos resultados científicos finais, e o seu impacto na sociedade.
Parceiros: FCT, AMONET e a cientista Jessica Cantlon, da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.
CONCLUÍDO
Mapa das mulheres cientistas portuguesas: perspetiva histórica
Entidade Proponente: AMONET
Entidade Financiadora: CIG, AMONET
Os mapas estatísticos do Projeto História das Mulheres nas Universidades Portuguesas oferecem uma visão da participação feminina nas Universidades Portuguesas (Porto, Coimbra e Lisboa) desde os finais do século 19 até 1970. Os dados apresentados referem-se a matrículas nestas Universidades, pretendendo-se futuramente analisar os dados respeitantes a graduações. Apesar de muitas mulheres conseguirem neste período ingressar nas Universidades, muitas, por diversas razões, não chegam a concluir o curso. Os doutoramentos efetuados no período entre 1917 e 2010 são também apresentados.

CONCLUÍDO
W_Impact_S:
Women Impact Science
Entidade Proponente: AMONET
Entidade Financiadora: CIG, Ciência Viva, AMONET
Trata-se de um projeto que procura identificar o modo como as mulheres são representadas em importantes espaços de comunicação científica. Para tanto, trabalharemos com equipas da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, nomeadamente com os Centros de Porto, Coimbra, Lisboa, Estremoz e Faro e, para além de investigar, propomos formas de potenciar a imagem das cientistas em cada região.
Parceiros: AMONET, CIG, CIÊNCIA VIVA, PONTEDITORA, IHC (Évora), CICS.NOVA, CLEPUL.
CONCLUÍDO
História das mulheres nas universidades portuguesas: mapas estatísticos
Entidade Proponente: AMONET
Entidade Financiadora: CIG, AMONET
O Mapa das Mulheres Cientistas Portuguesas é um mapa histórico interativo que contém informação detalhada acerca das cientistas Portuguesas que contribuíram significativamente para o avanço da sua área científica de trabalho, bem como da Ciência
em geral. Este mapa digital está dividido em 12 áreas científicas principais: Arquitetura, Medicina, Química, Física, Biologia, Engenharia, Matemática, Informática, Geologia,
Meteorologia, Direito e Ciências Sociais e Humanas.